Com Vila Nova em baixa, Atlético e Goiás brilham sozinhos: Relembre a década em GO!

Relembre como foram os últimso dez anos no futebol goiano, com domínio total da dupla Atlético e Goiás

Publicado em .

Relembre como foram os últimso dez anos no futebol goiano, com domínio total da dupla Atlético e Goiás

Goiânia, GO, 25 (AFI) – A última década foi dominada por Goiás e Atlético-GO no Campeonato Goiano. Os dois rivais foram os únicos campeões nos últimos dez anos, deixando de lado outros times tradicionais como Vila Nova.

O Esmeraldino venceu seis vezes contra quatro do Dragão. Enquanto o campeonato de 2020 não volta a ser disputado, relembre o que rolou nos últimos dez anos do Goianão, com hegemonia da dupla Atlético e Goiás.

GOIÁS IMBATÍVEL
O Esmeraldino foi o grande vencedor nos últimos dez anos com seis conquistas. A equipe ainda marcou presença em mais três finais, ficando de fora apenas da final de 2010, disputada por Atlético e Santa Helena.

Depois de dois títulos seguidos do rival, em 2010 e 2011, o Goiás voltou a ser campeão em 2012 e já emendou outra conquista no ano seguinte, as duas com um gostinho especial já que foram em cima do Dragão.

Depois de um ano sem vencer, já emendou mais quatro títulos em sequência entre 2015 e 2018. O principal recorde da história do Campeonato Goiano são cinco títulos seguidos, conquistado pelo próprio Goiás entre 1996 e 200, além do Goiânia, entre 1950 e 1954.

No entanto, a oportunidade de igualar o feito foi por água abaixo no ano passado, quando o próprio Atlético-GO derrotou o Esmeraldino na final.

O Atlético-GO foi campeão em 2019 e impediu o Goiás de conquistar o quinto título seguido
O Atlético-GO foi campeão em 2019 e impediu o Goiás de conquistar o quinto título seguido

SURPRESAS NAS FINAIS
Apesar dos títulos terem sido divididos apenas entre Atlético e Goiás, algumas zebras apareceram nos últimos anos, ficando no máximo com o vice-campeonato.

Em 2010, o Santa Helena chegou à final e perdeu para o Atlético, conquistando assim sua melhor campanha na história do estadual.Em 2015, foi a vez da Aparecidense chegar a decisão e perder para o Goiás, também pela primeira vez. O time de Aparecida de Goiânia ainda repetiria o feito em 2018, disputando a final contra o mesmo adversário.

Outro time que conseguiu se infiltrar foi o Anápolis, vice-campeão em 2016, contra o Goiás. A equipe do interior já tinha conquistado um título em 1965 e chegou a outras duas finais: em 1968 e 1995.

VILA NOVA EM BAIXA
O time em situação mais descendente no futebol goiano é o Vila Nova, dono da maior torcida do estado. O Tigre não chega a uma final desde 2005, quando conquistou o título pela última vez.

Desde então, vê o Goiás se isolando como maior campeão, além do Atlético-GO que se aproxima perigosamente. Atualmente, o Goiás soma 28 pontos contra 15 do Vila Nova e 14 de Atlético-GO e Goiânia, outro que está em baixa há mais tempo e não conquista um título desde 29174.