Sérgio Carvalho: Corinthians está em fase pré-falimentar. Dá para acreditar ?

Buraco financeiro criado quase que na sua totalidade pelo ex-presidente Andrés Sanchez, cujo grupo político está no poder

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Acreditem ! O Corinthians, clube de maior torcida no Estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, atravessa neste momento fase financeira das mais precárias. Seu último balanço referente ao ano de 2020 mostra um déficit orçamentário de quase 1 bilhão de reais. Isso sem falar na dívida criada pela construção da sua Arena anos atrás, que ainda supera a casa dos 960 milhões.

Um buraco financeiro que foi criado quase que na sua totalidade pelo ex-presidente Andrés Sanchez, cujo grupo político está no poder desde a época que antecedeu a conquista dos títulos da Libertadores e do Mundial Inter Clubes.

Na época, o clube tinha uma dívida de apenas 111.112.000 milhões de reais. Ou seja. Sanchez com o apoio de sua tropa de choque, implodiu as finanças do clube e transformou o Corinthians num pesadelo para aqueles que hoje são responsáveis pelo futuro do clube. Falo, como é lógico, de Duílio Monteiro Alves (por sinal, também homem bastante ligado ao ex- presidente corintiano).

Andrés se escondeu no WC Feminino nas eleições do clube
Andrés se escondeu no WC Feminino nas eleições do clube

NÚMEROS ASSUSTADORES
No balanço divulgado na última sexta feira os números são claros e assustadores. O Corinthians deve hoje na praça cerca de 956.900.000 de reais. Fazem parte deste enorme débito encargos sociais e fiscais, pagamento do imposto de renda, do INSS, do Fundo de Garantia e férias de atletas e funcionários que deixaram de ser pagas.

Isso sem nos esquecermos da dívida referente a construção da Arena de Itaquera (que supera hoje 960 milhões de reais). Fica evidente, portanto, que Andrés Sanchez e seu grupo nunca cuidaram como deveriam das finanças do clube e fizeram do Corinthians o clube maior débito financeiro entre aqueles que integram a Série A do Campeonato Brasileiro.

Não fosse um clube de futebol, e, a esta altura dos acontecimentos, o Corinthians já teria decretado estar em fase pré falimentar e estaria sujeito a todas exigências das leis que envolvem esse tema.

Néo Quimica Arena: bonita e ainda não paga
Néo Quimica Arena: bonita e ainda não paga

SANCHEZ É UM ENGODO
Durante todo o período em que Sanchez foi presidente, não me cansei de dizer que ele era um engodo, uma mentira, um autêntico farsante como dirigente máximo do clube. Ele sempre usou o Corinthians para atingir seus objetivos.

Quando se candidatou à presidência e conseguiu sua primeira eleição, traiu o então presidente Alberto Dualib e assumiu o cargo com salvador da pátria. Só que, já no primeiro ano no cargo, não conseguiu impedir que o Corinthians fosse rebaixado para a Série B do Brasileirão.

Voltou no ano seguinte, mas, em nenhum momento, se preocupou com o equilíbrio das finanças do clube. E foi com essa postura que seus sucessores (todos do mesmo grupo), administraram o Corinthians até hoje (Duilio, que está na presidência, também pertence ao grupo do ex- presidente).

MANCINI VAI ABRIR ESPAÇO PARA GAROTOS DA BASE

QUAL O REMÉDIO ?
E sabem qual o remédio que ele receitou para melhorar a situação financeira do clube neste momento? Cortar 20 por cento das despesas, o que, na verdade, não vai resolver absolutamente nada para o clube neste momento de vacas magras.

Fica explicito, portanto, que na atual administração o Corinthians não terá dinheiro para contratar reforços, para manter sua folha de pagamento em dia ou para investir um pouco mais no futebol profissional ou amador.

POUCO DE NADA
Isso nos faz acreditar que Duílio será mais um que pouco ou nada vai fazer pelo clube e que cumprirá seus anos de mandato sem oferecer à Fiel torcida um só título importante, que faça lembrar os velhos tempos em que o Timão era de fato um clube vencedor.

Tudo por culpa exclusiva de um cidadão que era um simples feirante, mas que na base de muitas mentiras e jogadas de bastidores conseguiu chegar à presidência.

JUNTO COM LULA

Lula e Andrés: irresponsabilidade total
Lula e Andrés: irresponsabilidade total

Ainda foi deputado federal com o apoio de seu mestre, Luiz Inácio da Silva, o Lula, e deixou o Corinthians meses atrás com o único patrimônio que lhe sobrou: sua fanática e numerosa torcida.

Quanto ao resto, Sanchez destruiu e enterrou o clube com "toda a força" de sua incapacidade crônica. Mesmo assim, ainda há muita gente que o enaltece e que gostaria de vê-lo no comando do clube por muito mais tempo.

Dá prá acreditar???

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos