Sérgio Carvalho: Copa Libertadores vai ter uma final paulista (brasileira)

Uma verdadeira festa brasileira na grande final do mais importante torneio de futebol do continente Sul Americano

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A fase semifinal da Copa Libertadores de América acabou na última quarta feira à noite. O Santos venceu com competência o Boca Juniors, da Argentina, na Vila Belmiro, por 3 a 0. Um show do time dirigido por Cuca, que conseguiu superar todos os problemas internos do clube, para levar o Peixe a mais uma decisão de Libertadores.

Um dia antes, o Palmeiras perdeu para o River Plate, na Allianz Arena, mas ainda assim também conseguiu sua vaga nesta grande decisão que está programada para o dia 30 de janeiro, às 17 horas,no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

Uma verdadeira festa brasileira na grande final do mais importante torneio de futebol do continente Sul Americano. Só lamentamos a ausência de público que mais uma vez estará vetada por causa da pandemia do Coronavirus.

FESTA NOS VESTIÁRIOS DO SANTOS

Espaço incorporado por HTML (embed)

FINALISTAS COM MERECIMENTO
Palmeiras e Santos mereceram se classificar para esta decisão. Foram mesmo (os números provam isso) os dois melhores times da competição até aqui. Em tese, o Verdão tem melhor elenco mas, nem por isso, deve ser considerado favorito.

Depois do que o Santos fez durante as várias fases da Libertadores, o time dirigido por Cuca tem todas as condições de ser campeão.

Acho até que o Santos está mais perto de alcançar este

Diego Pituca fez o primeiro gol
Diego Pituca fez o primeiro gol
objetivo, porque conta com um técnico mais experiente (Cuca já ganhou uma Libertadores com o Atlético Mineiro) e com um time muito bem arrumado e formado com a mescla inteligente de jovens talentos com alguns jogadores mais experientes.

Se ganhar esse título, o Santos chegará ao seu quarto título mundial. No caso, será o clube brasileiro mais vezes campeão da Libertadores.

AMBOS SÃO FORTES
Numa comparação entre Palmeiras e Santos diríamos que ambos são muito fortes no setor defensivo. O Peixe me parece um pouco melhor. No meio campo o Verdão tem maior número de talentos, mas o do Peixe não pode ser menosprezado.

E no ataque, há um certo equilíbrio entre os dois times. No Santos a dupla Marinho e Soteldo é muito rápida e eficiente. Enquanto no Verdão William e Luiz Adriano são competentes e artilheiros natos. No que se refere aos treinadores, Cuca é muito mais experiente do que Abel Ferreira.

O português faz brilhante trabalho à frente do elenco verde e merece respeito. Mas Cuca já tem uma imagem de vencedor formada e sabe como ganhar decisões tão importantes.

Palmeiras sofreu nas mãos do River Plate
Palmeiras sofreu nas mãos do River Plate

PAULISTAS EM ALTA
A presença de Palmeiras e Santos na final da Libertadores mostra, como eu disse, a excelente fase do futebol paulista neste momento. A liderança isolada do São Paulo no Campeonato Brasileiro é outro exemplo do bom momento vivido pelos clubes paulistas (lembro ainda que o Verdão é finalista na Copa do Brasil onde também pode ser campeão).

Quem ganhar o título da Libertadores vai representar o Brasil no Mundial Inter Clubes. O Santos já ganhou esse título no passado, mas o Palmeiras até hoje não teve essa alegria.

Daí a expectativa da fanática torcida do Palmeiras que não vê a hora do Verdão ganhar um título mundial oficializado pela FIFA.

Antes, no entanto, será preciso vencer a Libertadores. Vamos ver no que dá.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos