Um inesperado líder do Brasileirão após as três primeiras rodadas

Após segunda rodada, três clubes estavam com 100% de aproveitamento. Agora só sobrou uma e que ninguém apostava.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Em qualquer enquete feita antes do Campeonato Brasileiro começar, certamente ninguém indicaria o Galo de Minas como um dos favoritos ao título. Mas, depois de três rodadas disputadas, é exatamente o Atlético Mineiro quem lidera sozinho o Brasileirão com campanha irretocável.

Foram três jogos, três vitórias, nove pontos ganhos. Cem por cento de aproveitamento. Correm atrás do time de BH os três grandes clubes paulistas que dividem a vice liderança (Palmeiras, São Paulo e Santos).

GALO está se superando neste início
GALO está se superando neste início
ATÉ TU, MENGÃO ?
Até o Flamengo, considerado por muita gente como um dos clubes com elenco mais qualificado, só somou até agora 4 pontos no seu ativo, enquanto o Atlético já está com 9.

Lógico que o campeonato mal começou e muita coisa deverá acontecer na sua sequência.

Mas que é surpreendente ver um Atlético sozinho na liderança do Brasileirão, não resta nenhuma dúvida.

Entre os clubes paulistas só o Palmeiras foi bem nesse final de semana, Venceu o Internacional em casa e faturou os três pontos.

OS TRÊS PAULISTAS
Os outros três, São Paulo, Santos e Corinthians só empataram. No caso de Corinthians e Santos, o empate que ambos conquistaram até foi válido, porque o jogaram fora de casa.

Mas o São Paulo empatou dentro do Morumbi com o time reserva do Flamengo que fez o primeiro gol do jogo e até ameaçou fazer o segundo.

Tudo bem que o domínio do jogo foi todo do Tricolor paulistano mas ao falhar nas conclusões o time de Cuca jogou fora dois pontos dentro de casa que podem lhe fazer falta na sequência do Brasileiro.

CRUZEIRO se mantém entre os primeiros
CRUZEIRO se mantém entre os primeiros
OS DEZ PRIMEIROS
A quarta rodada do Brasileirão só será disputada no próximo final de semana. No meio, jogos da Copa Libertadores. Para que vocês tenham uma ideia de quais clubes estão entre os dez primeiros do campeonato, vamos relacioná-los com seus respectivos pontos ganhos.

Em primeiro lugar, como disse, está o Atlético Mineiro com 9 pontos. Em segundo, um trio paulista, Palmeiras, São Paulo e Santos que conquistaram 7 pontos até agora.

Na sequência vem Botafogo Carioca (uma surpresa e Cruzeiro com 6 pontos. Atlético Paranaense, Flamengo, Chapecoense e Corinthians somam 4 pontos ganhos.

Times com mais vitórias - Atlético MG - 3. Times que ainda não venceram - CSA, Grêmio,Avaí e Vasco. Melhor defesa- Palmeiras- 1 gol contra. Melhores ataques - Atlético MG, Palmeiras, Bahia, Atlético PR, Fluminense e Grêmio - 6 gols cada um.

C * U * R * T * A * S

SÃO PAULO tentou de tudo para vencer
SÃO PAULO tentou de tudo para vencer
* O SÃO PAULO disputou um dos principais jogos da terceira rodada do Brasileiro no final de semana. Empatou em 1 a 1 com o Flamengo, que jogou com seu time misto e ainda assim arrancou um empate pela contagem mínima dentro do Morumbi.

São Paulo mandou no jogo mas foi mal nas conclusões. Flamengo fez o primeiro gol do jogo e depois fixou-se atrás para garantir o resultado. Conseguiu segurar o empate.

* NO TIME dirigido por Cuca, destaque para Volpi, que trabalhou bem no gol. Bruno Alves, melhor dos zagueiros internos. Hudson jogou na lateral direita e ainda apoiou. Foi bem.

Liziero voltou com bom pique. Pato levou pancada na cabeça e saiu.

Deu lugar a Everton que fez bom jogo. Antony e Toró também fizeram um bom jogo. Mas faltou arrematarem mais. Hernanes entrou, mas fez menos do que era esperado,.

* NO FLAMENGO muito boa a presença de Cesar no gol, de Diego, no meio campo e de Berrio, no ataque. Diego, ex Santos, foi um dos melhores do jogo. Ainda está em grande forma. Cuca tentou tudo o que pode mas não conseguiu melhorar o potencial ofensivo do seu time.

Por isso só empatou o jogo. Abel Braga resolveu poupar mais de meio time por causa da Libertadores. Com o empate final, saiu no lucro.

PEIXE INCONSTANTE

SANTOS está bem inconstante
SANTOS está bem inconstante
* EM MACEIÓ o Santos não conseguiu reeditar sua melhores atuações do ano. Parou no bom sistema defensivo do CSA. Esse, por sinal, preferiu fechar-se na defesa do que em atacar, já que estava em seu estádio.

Por isso o jogo foi ruim, teve poucas emoções e terminou com placar justo para os dois times; 0 a 0. Esse empate tirou o Peixe da liderança do campeonato ao lado de São Paulo e Atlético Mineiro.

* O SANTOS, por sinal, está oscilante nesse ano. Há momentos em que joga um grande futebol e até vence com folga.

Mas há outros momentos em que não faz nada no ataque e vive do bom posicionamento de sua defesa que tem jogado com três zagueiros.

Aliás, os três zagueiros foi o que de melhor apresentou o Santos nessa partida. Mas faltou criatividade no meio campo e mais impetuosidade no ataque.

TIMÃO RESERVA

* COM TIME reserva (só Cássio e Ralf jogaram) o Corinthians ficou no empate em 1 a 1 com o Vasco da Gama, sábado à noite em Manaus. Foi um jogo fraco, de baixo nível técnico onde ninguém mereceu vencer.

O Timão marcou primeiro em linda jogada de Matheus Vital, aos 16 minutos do primeiro tempo. Ele fez jogada isolada pela esquerda, entrou na grande área e chutou forte para abrir o placar da partida.

VASCO marcou com Máxi Lopez
VASCO marcou com Máxi Lopez
* O GOL do Vasco também saiu no primeiro tempo. Foi um pênalti do lateral Carlos Augusto em Rossi, atacante vascaíno. Máxi Lopes, argentino que defende o Vasco fez a cobrança e não deu chance para Cássio defender.:1 a 1. Foi só.

O jogo não agradou e os times não fizeram mais para merecer a vitória. O Vasco ganhou seu primeiro ponto em três jogos. O Corinthians ganhou o quarto em três jogos disputados.

* NA EQUIPE paulista os melhores foram Cássio, que fez algumas defesas importantes e Ralf que atravessa ótima fase como volante de contenção. No Vasco destaque para Pikachu, que correu o tempo todo e acabou substituído por falta de fôlego.

Maxi Lopes foi outro que jogou um bom futebol. Os demais foram discretos. Sidão, ex São Paulo, estreou no Vasco. A única bola que chutaram em gol, entrou. Prá variar.

VERDÃO JOGOU PRO GASTO

* O PALMEIRAS também fez seu dever de casa. Venceu por 1 a 0 o Internacional, de Porto Alegre, na Allianz Arena, por 1 a 0, com justiça. O gol foi do atacante Deyverson que aproveitou de cabeça um belo cruzamento em escanteio feito por Dudu.

PALMEIRAS vai somando pontos
PALMEIRAS vai somando pontos
Fora isso, não aconteceram muitas coisas boas no jogo. A verdade é que mesmo com elenco milionário o Verdão não está jogando nada. E ninguém cobra Felipão.

* NESTE jogo que teve 31.549 pagantes, os destaques do Palmeiras foram Gustavo Gomes, na zaga, Felipe Melo, no meio campo, Bruno Henrique do meio para frente e Deyverson que se movimentou muito e ainda fez um gol.

Dudu merece destaque pela bela cobrança de escanteio que deu inicio a jogada do gol palmeirense. No Inter destaco Vitor Cuesta na zaga, Nico Lopes no meio e Guerreiro no ataque.

* COMO o jogo foi no sábado, o Palmeiras assumiu a liderança provisória do campeonato com 1 pontos a mais que São Paulo, Atlético Mineiro e Santos. Felipão como sempre elogiou seu time e não concordou com aqueles que tentaram denegrir a atuação palmeirense.

Só que desta vez, o treinador colocou em campo o que tinha de melhor e, ainda assim, o time não jogou bem. Desse jeito será difícil ganhar títulos.

RESULTADOS E PRÓXIMOS JOGOS

* TODOS os resultados da terceira rodada do Brasileiro. Vasco 1 x Corinthians 1, em Manaus. Palmeiras 1 x Internacional 0, Ceará 1 x Atlético MG 2, Cruzeiro 2 x Goiás 1, CSA 0 x Santos 0, Botafogo 1 x Fortaleza 0, São Paulo 1 x Flamengo 1, Grêmio 4 x Fluminense 5 (foi talvez o melhor jogo da rodada com nada menos do que nove gols), Bahia 1 x Avaí 0. Vasco é o pior time do campeonato nesse momento.

VAR deixou Ceni irritado
VAR deixou Ceni irritado
* PRÓXIMOS jogos do Brasileiro só serão disputados no próximo fim de semana. Sábado, dia 11/05 jogam - Fluminense x Botafogo, clássico carioca.

Às 19 horas, Corinthians x Grêmio, no Itaquerão, Goiás x Ceará, em Goiânia e Flamengo x Chapecoense, no Rio de Janeiro.

No domingo, dia 12 de maio jogam Atlético MG x Palmeiras, no Independência, em Belo Horizonte, à partir das 16 horas (4 da tarde).

SÃO PAULO X ROGÉRIO CENI

* No Pacaembu o Santos encara o Vasco também às 16 horas. O Inter pega o Cruzeiro, em Porto Alegre. O Atlético PR encara o Bahia às 19 horas. O Avaí recebe em Florianópolis o limitado CSA e em Fortaleza, as 19 horas, Fortaleza x São Paulo.

Será o reencontro de Rogério Ceni com seu ex clube. Certamente isso será explorado pela imprensa e o estádio da capital cearense certamente vai lotar.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos