Sérgio Carvalho: Santos e Palmeiras estão na frente dos outros dois grandes

O Palmeiras faz dupla com o Santos como melhores times do Paulistão 2019 até agora.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Mesmo não tendo participado dos jogos de final de semana, o Palmeiras faz dupla com o Santos como melhores times do Paulistão 2019 até agora. O Verdão, por sinal, joga na noite desta segunda feira, as 20 horas, contra o Bragantino, na Allianz Arena. Como deve vencer, ficará ainda mais perto do Peixe que já chegou aos 15 pontos ganhos em sete jogos disputados.

DERROTAS NO INTERIOR
Os outros grandes, São Paulo e Corinthians estão bem atrás. O Tricolor perdeu para a Ponte, em Campinas mas continua líder de seu grupo, Só que sua campanha é decepcionante.

Já o Timão, perdeu para o Novorizontino, em Novo Horizonte, na tarde desse domingo por 1 a 0, e continuou na terceira colocação de seu grupo (se não for pelo menos o segundo colocado não se classifica para a fase mais importante do campeonato).

TIMÃO EMPACADO
Por falar em Corinthians, a recontratação de Fábio Carille e d e alguns reforços, até agora não acrescentou nada ao alvinegro paulista. O time continua tão confuso e tão ruim quanto o do ano passado.

O Santos, que jogou no sábado, venceu por contagem mínima o Mirassol, mas somou mais três pontos ao seu time. O São Paulo, como disse, perdeu mais uma partida e mostrou que não tem hoje qualidade suficiente para pensar em título.

VERDÃO VAI SOBRAR
O Palmeiras que tem o melhor elenco e um bom técnico, me parece o clube que, na fase decisiva do campeonato, vai sobrar em campo. Entre os chamados clubes medianos, dois se destacam, o Red Bull, que manda seus jogos em Campinas e o Novorizontino, que venceu o Corinthians na tarde deste domingo.

OS MAIS AMEAÇADOS
Quanto aos clubes mais ameaçados pelo rebaixamento, cito o São Bento, de Sorocaba e o São Caetano. O primeiro até já mandou o treinador embora. Mas o time do ABC continua mal e precisa reagir à curto prazo.

Senão vai chegar ao final dessa primeira fase do Paulistão já rebaixado. Por falar no estadual paulista, lembro que o São Paulo já jogou e perdeu para os dois clubes de Campinas, Guarani e Ponte Preta.

JARDINE NA GUILHOTINA
Foi mal nos dois jogos e mostrou que está bem longe daquilo que sua diretoria e torcida esperavam. A continuar assim, não vai ganhar nada nesse ano. Por falar nisso, torcida tricolor já pede a cabeça de André Jardine.

Não sei se é a hora. Ele só teve um mês de trabalho e não deveria ser crucificado. Mas no futebol brasileiro sempre foi assim. Perdeu três ou quatro jogos, perde o cargo. Acho que se perder o jogo contra o Talleres na próxima quarta feira, pela Libertadores, Jardine será demitido.

E, no domingo, quando o São Paulo enfrentar o Corinthians no Itaquerão, o treinador já será outro. Não sei quem, mas com certeza, haverá mudança. Aguardem.

C * U * R * T * A * S

* CORINTHIANS trouxe Fábio Carille de volta mas até agora ele não justificou sua recontratação. Na tarde deste domingo, seu time perdeu para o limitado Novorizontino por 1 a 0 numa partida em que o futebol exibido por Cássio e seus companheiros foi de baixíssimo nível.

Até parece que oa invés de melhorar o Timão só piora a cada jogo. Na verdade, de todos os jogadores escalados, só Cassio justificou sua presença. Fez boas defesas e evitou placar mais elástico. A defesa foi mal, o meio campo não funcionou e o ataque foi anulado pelo time local.

* O NOVORIZONTINO não é nenhum grande time. Mas pelo menos tem tática, tem entrosamento entre seus jogadores e um ótimo contra ataque. Durante os dois tempos do jogo criou situações de gol e aos 39 minutos do segundo tempo.

já no finalzinho do jogo, Murilo Henrique fez seu gol da vitória. Vitória merecida porque time por time, o da casa me pareceu mais eficiente do que o alvinegro paulistano. Com a derrota, o Corinthians continua em terceiro lugar no seu grupo e continua ameaçado de não se classificar para a próxima fase.

* ENTRE os jogadores que estiveram em campo, destaque no Corinthians é para Cássio. Continua um grande e eficiente goleiro. Os demais não conseguiram produzir o mínimo necessário para serem citados. No Novorizontino, o goleiro Vagner foi muito bem.

Quando o time precisou, ele garantiu a invulnerabilidade de seu gol. Também se destacaram Everson Sena e Cleo Silva. Os demais mesmo não brilhando tanto, correram e se dedicaram a não deixar o adversário jogar e a levar à vitória o Novorizontino. Ele chegou aos 11 pontos.

JOGO FRACO DO SÃO PAULO

* O JOGO de sábado à noite em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli, foi ruim. Foi fraco. Mas ninguém pode negar que a Ponte Preta mereceu a vitória por 1 a 0 porque foi durante os noventa minutos o melhor time em campo.

O São Paulo, prá variar, não anda nas mãos de André Jardine. É um time sem esquema tático, que prioriza a posse de bola mas sempre de lado sem tentar agredir o adversário, que é muito lento e por isso não surpreende o adversário e conta com alguns jogadores que não merecem estar o time considerado titular.

* O PRIMEIRO tempo da partida foi fraco. Nenhum dos dois times produziu algo que pudesse ser elogiado. Privilégio dos sistemas defensivos e fragilidade total dos ataques. No segundo período, no entanto, a Macaca foi um pouco mais incisiva aos 33 minutos conseguiu fazer seu gol através do centroavante Hugo Cabral.

Esse jogador, por sinal, por sua luta incessante em busca do gol, mercê ser citado como um dos melhores de seu time e do jogo. Além dele, Matheus Oliveira e Gerson Magrão também merecem ser citados pela aplicação em campo.

* NO TRICOLOR paulistano diria que o jovem Antony, que foi astro da última Copa Sâo Paulo, mostrou personalidade. Foi um dos poucos que insistiu nas jogadas em velocidade e na tentativa do drible contra seu marcador.

Se prestigiado, acho que pode se firmar como titular da ponta direita do São Paulo. Outro que merece elogios pela aplicação é Reinaldo. Outra vez foi o jogador mais dedicado em campo. Corre o tempo todo e nunca desiste. Um exemplo. No mais, nenhum destaque. Nenê não jogou nada e Hernandez mostrou um futebol discreto.

RESULTADOS E ÚLTIMO JOGO

* TODOS os resultados da sexta rodada do Paulistão 2019. Na sexta feira, Red Bull 2 x Ituano 1 (de virada) e São Bento 0 x Ferroviária 0 (péssima campanha do time azul de Sorocaba. Com esse resultado técnico foi demitido. No sábado o São Caetano mostrou sua incompetência e perdeu dentro de casa para o Oeste, por 3 a 1. Resultado justo.

* Também no sábado Santos 1 x Mirassol 0 e Ponte Preta 1 x São Paulo 0. No domingo, Novorizontino x Corinthians , em Novo Horizonte e Guarani 2 x Botafogo, de Ribeirão Preto 0. A rodada continua na noite de hoje.

* A partir de 20 horas, o Palmeiras encara o Bragantino, na Allianz Arena. Verdão tem mais time, mais estrutura, está em fase muito superior e joga em casa. Só não ganha se acontecer um acidente de percurso. Acho que dá Palmeiras com folga.

PEIXE NÃO FOI BEM

* O SANTOS também não jogou um bom futebol no jogo diante do Mirassol, no Pacaembu. Time esteve bem postado na defesa mas do meio campo para frente não produziu o esperado. Em especial, quando as chances de gol surgiram. Faltou objetividade ao time de Sampaoli.

Santos marcou gol no final do jogo
Santos marcou gol no final do jogo
Muito toque, muito cruzamento alto para a area adversária mas pouca qualidade nos arremates. De qualquer forma, o alvinegro praiano soube aproveitar um descuido do time de Mirassol para aos 49 minutos do segundo tempo marcar seu gol através Jean Mota. Sempre ele.

* NESTE jogo dois jogadores fizeram sua estreia com a gloriosa camiseta do Santos. O meia Cueva, que já foi do São Paulo, e o goleiro Ederson, que também começou no São Paulo mas não chegou a ser aproveitado no Tricolor paulista.

Cueva foi muito bem. Mostrou o futebol que o levou a Seleção peruana. Seu problema no entanto é que não consegue manter a média. Cai de produção e faz partidas medíocres. Além de criar muito caso de indisciplina. Jogador ainda a ser melhor analisado. De qualquer forma não se pode negar seu bom potencial.

BOM GOLEIRO

* O GOLEIRO Everson também teve alguns momentos para mostrar sua qualidade como goleiro de time grande. Mostrou e confirmou que o Santos acertou na sua contratação. Ainda assim, acho que o titular Vanderlei joga mais do que ele e merece continuar dono da camisa 1.

Mas a contratação foi válida porque todo grande time precisa ter no mínimo dois bons goleiros. No jogo contra o Mirassol dois jogadores fracassaram, Soelo e Sasha. Não jogaram nada. Diego Pituca e Jean Mota, ao contrario, foram muito importantes neste jogo para o Santos.

CLÁSSICO NO ITAQUERÃO

* A SÉTIMA rodada do Campeonato Paulista só será disputada no próximo final de semana. O maior destaque será o clássico entre Corinthians e São Paulo, no Itaquerão. O Tricolor nunca venceu naquela Arena.

O jogo será disputado no domingo, a partir das 19 horas. Mas vamos a rodada completa. Na sexta, Ituano x Mirassol e Red Bull x Botafogo. No sábado, São Caetano x Bragantino e Novorizontino x Ponte Preta., No domingo, Oeste x São Bento, Ferroviária x Palmeiras, Corinthians x Sâo Paulo. E na segunda feira, Santos x Guarani.

MELHORES E PIORES

* NÚMEROS do campeonato. Clube com maior número de vitórias - Santos com 5. Melhor ataque - Santos - 13 gols. Melhor defesa -Palmeiras, 2 gols contra. Piores campanhas - São Bento e São Caetano, apenas 3 pontos ganhos.

Melhores do Interior - Red Bull e Novorizontino, com 11 pontos ganhos. Entre os grandes, o Santos tem 15 pontos, o Palmeiras, 10 , o São Paulo, 9 e o Corinthians 7. Dos três, só o Corinthians está fora da zona de classificação. Próxima rodada do campeonato será a oitava. Primeira fase já chega a metade.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos