Hegemonia do ABC e renascimento do América: Relembre a década do futebol potiguar!

Os últimos dez anos ficaram marcados na história do futebol do Rio Grande do Norte. Relembre aqui no Futebol Interior

por Agência Futebol Interior

Natal, RN, 25 (AFI) – A última década mostrou uma manutenção do domínio do ABC, maior campeão não apenas do Campeonato Potiguar, mas de todos os estaduais do Brasil.

O Elefante já soma 55 títulos do Campeonato Potiguar, sendo cinco deles na última década. Os únicos intrusos desde 2010 foram o rival América, campeão três vezes, e o Potiguar de Mossoró, que venceu em 2013.

CONFIRA OS CAMPEÕES POTIGUARES NA ÚLTIMA DÉCADA:

O HEGEMÔNICO ABC
Maior campeão do estado e do Brasil, o ABC já começou a década em grande estilo, conquistando os títulos de 2010 e 2011 sobre duas surpresas que são xarás de equipes mais famosas em outros estados: o Corinthians-RN e o Santa Cruz-RN.

Na sequência, o Elefante viu o rival América se reerguer e voltar a conquistar títulos, mas logo retomou o caminho das conquistas, e logo com três seguidas.

Entre 2016 e 2018, só deu ABC, que ainda chegou nas finais de 2012, 2015 e 2019, todas perdidas para o maior rival. Mas nem isso apagou a hegemonia do maior campeão do estado, que segue abrindo larga vantagem para os concorrentes.

ABC chegou a 55 títulos estaduais, um recorde em todo o Brasil
ABC chegou a 55 títulos estaduais, um recorde em todo o Brasil
Com as conquistas até o momento, o ABC soma 55 títulos, 19 a mais do que o América, segundo maior campeão. Os demais clubes estão muito distantes da disputa.

Apenas Alecrim, com sete títulos, e Potiguar de Mossoró, com dois, já ganharam mais de uma vez. Santa Cruz, Baraúnas, Corinthians, Centro Esportivo e Assu têm um título cada.

DÉCADA DE RENASCIMENTO DO AMÉRICA
Apesar do domínio do rival, o América também viveu um momento importante de renascimento nesta década. Depois de nove anos sem ser campeão, o Mecão voltou a conquistar o título estadual em 2012, e justamente contra o grande rival.

Atual campeão, o América acabou com um jejum de nove anos
Atual campeão, o América acabou com um jejum de nove anos
Na sequência, o América chegou a todas as finais até hoje, com exceção apenas de 2017, quando Globo e ABC decidiram a competição.

Nas demais, o Mecão foi campeão em 2014, 2015 e na última edição, em 2019. A primeira contra o Globo e as outras duas novamente contra o ABC.

POTIGUAR, A SURPRESA EM 2013
O único time que conseguiu se infiltrar entre ABC e América foi Potiguar de Mossoró, campeão em 2013, repetindo o feito que já tinha conseguido uma vez em sua história, em 2004.

Depois de empates por 2 a 2 e 1 a 1 contra o América nas partidas finais, o time de Mossoró conquistou o estadual na disputa por pênaltis, com emoção até o fim.

Potiguar de Mossoró, a surpresa de 2013
Potiguar de Mossoró, a surpresa de 2013