Gil Baiano, lateral de chute forte revelado pelo Guarani
Gil Baiano, lateral de chute forte revelado pelo Guarani
por ARIOVALDO IZAC - -

Pela característica de avanços sistemáticos ao ataque, com transição rápida e chute potente de pé direito ao gol adversário, teve breve ascensão ao elenco de profissionais, ocasião em que dirigentes fizeram questão de incorporar Gil ao baiano, transformando-o em Gil Baiano.
SETE POR UM
Apesar disso e quando vislumbrava chance real para se fixar na equipe principal, entrou num pacote de negociações feito pelo Guarani com o Bragantino, que envolveu transferência de sete jogadores revelados pela base do clube, para, em troca, receber apenas o zagueiro Victo Hugo.
E a troca favoreceu o lateral, pois no Bragantino conquistou o título do Paulistão de 1990, época que passou a ganhar chances na Seleção Brasileira, com histórico de sete jogos, um deles ao lado de Pelé, em partida comemorativa.
PALMEIRAS
Ele esteve vinculado ao Palmeiras durante o biênio 1993-94, sendo que na primeira temporada já participou da conquista do Campeonato Brasileiro, quando o time ganhou do Vitória (BA) por 2 a 0, dia 19 de dezembro, na final, num time que contava, entre outros, com Edílson Capetinha, Edmundo e Evair.
Depois passou pelo Vitória, Paraná Clube, esteve em Portugal no Sporting, e, no retorno outras passagens por Bragantino e Paraná, além de Ituano, Comercial de Ribeirão Preto e XV de Piracicaba
VOLTA AOS 40 ANOS
Quando já havia abandonado o futebol em 1998, quatro anos depois decidiu pela volta aos gramados no Ceilândia, do Distrito Federal, aos 40 anos de idade.
A lamentar na próspera carreira apenas a suspensão por seis meses em 1998, devido ao seu exame antidopagem acusar a substância proibida femproporex.
Hoje, aos 54 anos de idade completados em três de novembro passado, está aposentado do futebol após atuar em comissões técnicas, com registro de experiências como auxiliar-técnico de Bragantino e Atibaia, e comando do sub-20 do Comercial de Ribeirão Preto.