Série D: No Grupo A5, time que lançou Richarlison briga pela última vaga no mata-mata

Real Noroeste-ES disputa a quarta colocação com o Águia Negra-MS; liderança também está em jogo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 27 (AFI) - A última rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D será definidora. No Grupo A5, três times lutam pela liderança, enquanto dois brigam para ficar com a última vaga à segunda fase.

Segundo o regulamento da CBF, os dois primeiros colocados de cada grupo decidem o confronto da segunda fase em casa, por isso as equipes buscam se classificar entre os primeiros. As partidas da 14ª rodada do Grupo A5 acontecem nesta sábado, às 16h (de Brasília).

PELA PONTA

Os goianos Aparecidense, Goiânia e Goianésia disputam para fechar a primeira fase na liderança do grupo. A Aparecidense detém a ponta atualmente, seguida pela Goiânia, ambos com 25 pontos. O Goianésia é o terceiro, com 22.

Se o Alvinegro vencer o Real Noroeste, precisa torcer para que o Camaleão não vença o Operário-VG-MT . Caso empate, precisa torcer por uma derrota do rival.

Aparecidense x Real Noroeste (Foto: Assessoria Aparecidense)
Aparecidense x Real Noroeste (Foto: Assessoria Aparecidense)

Para o Goianésia assumir a liderança, a situação é um pouco mais complicada. A equipe precisaria tirar uma diferença de quatro gols de saldo em relação ao Goiânia e oito em relação a Aparecidense, além de torcer por derrota dos rivais.

ÚLTIMA VAGA

Real Noroeste-ES, time responsável por lançar ao futebol o atacante Richarlison, do Everton e da Seleção Brasileira, e Águia Negra-MS brigam pela quarta vaga na zona de classificação do Grupo A5. Os capixabas estão na quarta colocação, com 19 pontos, e os sul-mato-grossenses aparecem na cola, em quinto lugar, com 16 pontos.

Ou seja, para o Águia Negra-MS, só a vitória interessa diante do lanterna União-MT. Além disso, a equipe tem que torcer por uma derrota do Real Noroeste contra o Goiânia. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o Merengue ainda pode terminar com a terceira colocação.

CENÁRIO

Na segunda fase, o primeiro colocado do Grupo A5 pega o quarto do Grupo A6 e o segundo do A5 encara o Atlético-BA, definido como terceiro colocado do A6. O terceiro colocado do A5, enfrenta o segundo colocado do A6, enquanto quem se classificar em quarto no A5, duela com o primeiro colocado do Grupo A6.

Confira os confrontos (times do lado direito decidem em casa):

4º do Grupo A6 x 1º do Grupo A5

3º do Grupo A5 x 2° do Grupo A6

4º do Grupo A5 x 1° do Grupo A6

Atlético-BA x 2º do Grupo A5