Fernando Marchiori se destaca em campanha de acesso do Santo André

Técnico garantiu retorno do Ramalhão à Série A1 após superar o Água Santa na semifinal

por Agência Futebol Interior

Santo André, SP, 22 (AFI) - A cidade de Santo André volta a respirar a elite do Campeonato Paulista após o acesso do Ramalhão.

No último domingo, o time do ABC conseguiu vaga entre os melhores do estado mesmo com derrota por 3 a 2 para o Água Santa, no Estádio Distrital do Inamar. A classificação só veio graças à vitória por 2 a 0, no jogo de ida, disputado no Bruno José Daniel.

Finalista, o Santo André foca as atenções na final contra a Internacional de Limeira, em jogos de ida e volta. O campeão da Série A2 será premiado com vaga na Copa do Brasil de 2020.

MERITOCRACIA

Um dos responsáveis pelo acesso é Fernando Marchiori. O jovem treinador chegou ao clube ciente de que teria receita baixa em vista dos outros clubes para montar o elenco e com uma responsabilidade enorme, pois nunca havia trabalhado em clube paulista.

Após o término do jogo em Diadema, o profissional de 39 anos agradeceu os torcedores que fizeram presença na casa do rival.

"Em nenhum momento, eles deixaram de acreditar no nosso time e foram fundamentais na primeira partida, quando vencemos e construímos vantagem importante para garantir vaga na Série A1". disse.

Fernando Marchiori levou o Santo André de volta ao Campeonato Paulista
Fernando Marchiori levou o Santo André de volta ao Campeonato Paulista

BALANÇO

Na campanha do Santo André ao longo da Série A2 do Campeonato Paulista, Marchiori soma 18 jogos, sete vitórias, seis empates e seis derrotas.

A classificação às quartas de final só foi alcançada na rodada derradeira, graças ao triunfo em cima da Portuguesa. Na primeira etapa do mata-mata, foi derrotado pelo Rio Claro, em casa, por 1 a 0, mas reverteu a vantagem no interior depois de vitória por 2 a 1 no tempo regulamentar e eficiência nas cobranças de pênalti.

Na semifinal, o Ramalhão mediu forças com a equipe de melhor desempenho na Série A2, dona do melhor ataque e cotada como grande favorita ao acesso.

"Acho que a vitória e a vantagem de dois gols foram fundamentais para o acesso. O Água Santa tem um treinador vencedor e com um elenco muito forte, mas fomos inteligentes em poder controlar em certos momentos de pressão do nosso adversário. Também soubemos jogar, também, pois se fôssemos para jogo só para defender seria difícil sair com a classificação”, analisou Fernando

HISTÓRIA NO FUTEBOL

Marchiori é o técnico que mais títulos conquistou na história do Maringá - são três ao todo. Em 2015, na passagem anterior, sagrou-se campeão invicto da Taça FPF, com 77% de aproveitamento, o que levou a Zebra ao Campeonato Brasileiro da Série D de 2016.

Em 2017, venceu a Segunda Divisão Paranaense, colocando o time na elite do Estadual. Ainda na temporada passada, conquistou bicampeonato da Taça FPF e garantiu vaga na quata divisão nacional de 2018.

O interessante é que, nas duas campanhas que resultaram em títulos nas copas, o time teve o melhor ataque e a melhor defesa.

SAIBA MAIS

Fernando Marchiori iniciou a carreira de técnico como interino do Luverdense, mas se destacou no Cuiabá. Na primeira passagem pelo clube da capital, além de faturar o Estadual, entrou para história após titulo inédito da Copa Verde de 2015, o que rendeu uma inédita vaga na Copa Sul-Americana a um clube do Mato Grosso.

Na época, o técnico acumulou 37 jogos, 19 vitórias, nove empates e nove derrotas. Na segunda passagem, chegou a ficar nove partidas invicto, com mais de 810 minutos sem levar gol.